quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

És um Palhaço


És um Palhaço, é um insulto ou não? Depende do ponto de vista. Mas não é crime. Mesmo que a expressão tenha sentidos mais mutáveis que um camaleão. Pelo menos assim o entendeu, em 19-12-2007, o Tribunal da Relação da Porto.

Joaquim Pedro Correia traz até ao Plano B, de 13 de Fevereiro a 5 de Março, uma série notável de 27 fotografias de Palhaços que evidenciam com excepcional elegância visual não só que o mesmo sapato não serve em todos os pés mas também que o gigante pode-se vestir de pigmeu e vice-versa e que se assumem como uma girândola de contrastes entre quem ri e quem faz rir, num imaginário de afectos que nos convence em absoluto que se os palhaços fazem rir também transcendem essa condição tornando-se verdadeiramente lugares que habitam para sempre algumas das nossas mais deslumbradas memórias de tempos felizes.

És um palhaço proporciona-nos uma espécie de viagem aos tempos do tempo que nos recorda com a ternura própria da saudade, que os tempos mudam e nós mudamos com eles. Mas que a memória é sempre melhor quando é servida quente a olhos que brilham.

+++